Porque o serviço público sempre será uma bosta


O meu último texto falando sobre a imbecilidade de se protestar contra a corrupção me rendeu uma polêmica maior que eu imaginava. Pelo menos 130 pessoas deixaram de seguir a página Metendo a Real por causa do meu texto (em 15 minutos!), e até entre os admins da page houve quem discordasse veementemente do que eu postei. A mensagem que me passaram foi clara: as pessoas acreditam mesmo que protestar contra a corrupção é válido, e que a população pode exigir, sim, melhores serviços públicos, menos roubalheira e transporte público barato (o que eu já demonstrei ser impossível).


O fato é que, ao contrário do que os manifestantes acreditam, é IMPOSSÍVEL haver serviços públicos de qualidade. Pelo menos em países subdesenvolvidos, como no caso do Brasil (acredito que até em países desenvolvidos, o serviço público é ruim; mas prefiro não me concentrar nisso por hora). O serviço público já nasceu fadado a ser uma merda, sempre será uma merda, independente do quanto a população grite, esperneie, exploda ônibus, deprede o patrimônio público ou faça vídeos de protesto no youtube, com direito a atirar os óculos para longe e ficar com a cara vermelha de raiva! 

Daqui a 3 mil anos, o serviço público continuará ruim, os funcionários públicos continuarão fazendo cara de cu, os velhos continuarão se fodendo na fila do hospital e as crianças continuarão recebendo uma merenda ruim pra caralho na escola caindo aos pedaços!


Enquanto as pessoas não cairem na real, continuarão protestando feito umas retardadas por uma causa que já nasceu errada, que nunca dará certo e continuarão tomando muito no cu, enquanto os políticos se entopem de dinheiro público e caem na gargalhada vendo os trouxas fazendo protestinho cuzão.

DESTRUINDO A FALÁCIA "DE GRAÇA, ATÉ INJEÇÃO NA TESTA"


Porque, afinal de contas, o serviço público sempre será uma bosta???

Muita gente vai falar: "Ah, é fácil: o serviço público é ruim por que é de graça".

Errado! Essa resposta está errada duas vezes, e eu vou provar o porquê.

Primeiro: ser de graça não torna as coisas, necessariamente, ruins! 

Por exemplo, o facebook. É gratuito. Vai me dizer que é ruim? O caralho! Aquela rede social oferece hospedagem ilimitada de fotos, vídeos, permite entrar em contato com diversas pessoas sem sair de casa, oferece jogos, permite organizar eventos, criar páginas pra divulgar uma causa, compras, e uma caralhada de coisas que eu não vou me lembrar agora (que eu nem imagino que exista ali dentro).






O youtube é outro serviço gratuito, muito usado por milhões de pessoas no mundo inteiro. Além de gratuito, permite que os usuários ganhem dinheiro com publicidade; permite que anônimos fiquem famosos com maior facilidade; divulgação de causas; as possibilidades são infinitas!



Este blog mesmo está hospedado em um serviço gratuito do google, o blogspot. Pessoalmente, não tenho do que me queixar. O servidor do blogspot não dá pau, permite que pessoas do mundo inteiro leiam o que eu estou divulgando aqui, permite que eu formate o blog do jeito que eu quiser, e até há possibilidade de ganhar algum dinheiro; sem que o google me cobre um centavo pelo serviço.




Existem outros exemplos, tanto na internet quanto no mundo real. Televisão, rádio, e outros serviços gratuitos, e com qualidade crescente.






Por isso, dizer que o serviço público é ruim porque é de graça NÃO É SUFICIENTE! Mas ainda não terminei!!!!







De onde diabos você tirou que o serviço público é gratuito, animal??? Gratuita é a minha pica! O serviço público é muito, mas muito mais caro que qualquer outro serviço que jamais existiu na face da Terra!




Em média, os brasileiros pagam 40% de tudo o que ganham pagando impostos. Eu disse EM MÉDIA! Na verdade, os pobres pagam 75% (SETENTA E CINCO POR CENTO) de tudo o que ganham em impostos! Os ricos pagam, mais ou menos, 35 a 39%!




75%? DE ONDE VOCÊ TIROU ESSE NÚMERO????




Calcule comigo.



Imagina um sujeito que ganha 678 dilmas por mês. De cara, o empregador paga outras 678 dilmas em encargos sociais. Esse dinheiro poderia ser usado para pagar um salário maior para o empregado, mas é usado para pagar imposto!

Só aí, o cara já foi taxado em 50%! Ele poderia estar ganhando 1356 dilmas, mas só ganhou 678!

O problema é que o cara vai torrar todo o dinheiro em comida, roupa e moradia. Em tudo o que ele compra no mercado, o governo está levando 50% em impostos, em média!

Ou seja, desses 678 que ele ganhou, 389 foram gastos com ele e 389 foram para o governo!





Por isso, considerando que ele deveria ter ganho 1356, mas ficou só com 389, eu digo que ele pagou 75% de tudo o que ganhou para o governo, e ficou só com 25%!!!





No caso dos mais ricos, pelo menos eles guardam boa parte do que ganham, e só gastam um pouco para se sustentar. Por isso, no final das contas, eles pagam menos impostos que os pobres.





OK, O SERVIÇO PÚBLICO NÃO É RUIM POR QUE É "DE GRAÇA". ENTÃO, POR QUE DIABOS O SERVIÇO PÚBLICO É RUIM???





O serviço público tem dois problemas graves. O primeiro é que só uma pequena parte dos impostos realmente é usada para financiar serviços públicos. A maior parte do dinheiro dos impostos vira pó!



Resumindo a história, funciona assim (se não entender a figura, explico mais abaixo):



Explicando:

A maior parte do dinheiro dos impostos vai para a dívida do governo. Mais ou menos METADE dos impostos é usada só para pagar dívida, que já passou de 3 trilhões de dilmas!!!

De onde vem a dívida? Ora, do mesmo lugar que vem qualquer outra dívida: o governo gasta mais do que ganha, pega empréstimo para cobrir a diferença e depois paga o empréstimo com juros!

Outra parte dos impostos vai parar no bolso de políticos! Acredite você ou não, o dinheiro que vai parar no bolso dos políticos de forma "honesta" (pelo contracheque) é muito maior que o dinheiro desviado pela corrupção! Por isso que eu digo que protesto contra corrupção é perda de tempo: os políticos embolsam muito mais dinheiro pela via "legal" que pela corrupção!




O valor destinado aos serviços públicos, no final das contas, é irrisório!




Como se não bastasse sobrar pouco dinheiro para o serviço público, ainda tem outro problema que o torna ruim: a falta de incentivos pra melhorar.

Em uma empresa, se há muita gente pra ser atendida, o empresário contrata mais gente, faz obras para aumentar o ambiente e receber mais clientes, porque mais clientes significa MAIS LUCRO.




Só que, no serviço público, mais gente não significa mais lucro. Ao contrário: significa mais ENCHEÇÃO DE SACO; mais PROBLEMAS A SER RESOLVIDOS. Mais STRESS.

Para o funcionário público, quanto MENOS GENTE ele tiver que atender, MELHOR! O ideal seria ele poder ficar o dia inteiro no seu trabalho sem ATENDER NINGUÉM; só de papo pro ar!

Eu nem vou entrar no mérito que funcionário público não pode ser demitido, que não há meios de se reclamar do atendimento público, porque os argumentos postados já são suficientes para mostrar o porquê de o serviço público ser a bosta que vemos. Infelizmente, o sistema foi concebido para ser ruim, e não há absolutamente nada que possa ser feito para que ele se torne bom.







SE O SERVIÇO PÚBLICO SEMPRE SERÁ RUIM, QUAL SERIA A MELHOR SOLUÇÃO?







Não parece óbvio? Se o serviço público é tão ruim, a única solução viável é ACABAR COM O SISTEMA! Extinguir todos os serviços públicos, e reduzir os impostos ao máximo! A verdadeira questão não é resolver o problema do sistema público, porque ele próprio é o problema!

Já que o governo se mostrou incapaz de prover serviços públicos decentes, então que ele páre de cobrar impostos, páre de sustentar esse sistema nefasto e corrupto e que deixe o dinheiro com as pessoas, para que elas próprias decidam o que fazer com ele!

Quer protestar? Quer se organizar politicamente? Então lute por essa causa: pela redução da carga tributária! Pelo fim da maioria dos impostos! Pelo fim dos serviços públicos! E pelo direito de decidir você próprio o que fazer com o SEU DINHEIRO, ao invés de financiar político corrupto!

Enquanto as pessoas não enxergarem este problema, continuarão andando em círculos, protestando contra corrupção, serviços públicos melhores e outras merdas que nunca darão certo! Os políticos corruptos agradecem!

24 comentários:

  1. Realmente faz sentido. Um exemplo disso é os EUA (se não me engano). Lá não existe hospital de graça! Se você precisar de um médico, logo após a consulta, cirurgia e etc. você negocia com o hospital a melhor forma de pagamento. Caso você PROVE que não tenha condições aí sim o governo paga. E sem falar que lá se você estiver precisando de médico urgentemente os caras te atendem, não importa se você é um "pé rapado" ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao eh assim lá nao

      Excluir
    2. Então como é lá ?

      Excluir
    3. O que o rapaz disse acima é verdade, e inclusive vale aqui no Brasil também, lá nos EUA os médicos TEM que te atender, por mais que voce seja um mendigo, depois voce se vira pra pagar (se voce puder algum dia), aqui no Brasil, se a situação for muito emergencial, voce não tiver plano de saude e não houver hospital público perto, eles te levam pro primeiro particular que tiver, e eles são obrigados a te atender.

      Excluir
    4. Lá o dinheiro vale de fato, aqui o camarada paga 300 reau pro médico fazer favor em atende-lo, isso fora o descaso com os pacientes de plano de saúde, pq deve ser evidente o trauma, e capaz de ter hemorragia interna e te receitarem um votarem

      Excluir
  2. nem facebook é de graça.. vc paga internet. a não ser que roube do vizinho que nao bloqueou ou vá ao shopping ou outro recinto que permita a caridade de se compartilhar a rede.
    :)
    a única coisa que realmente me preocupa são os órgãos reguladores.. isso deveria sim ser funcionarismo público. pra controlar o que entra e oq sai, se agride ou não a vida humana. seria um livre comércio com ética. mas até nesses órgãos não existe essa ética.
    Enfim, não existe sistema perfeito. essa é a conclusão.
    ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria de dizer que concordo que protestar "menos corrupcao uhuul" nao da em nada, o politico ta nem aih se vc nao ta gostando desde que ele continue ganhando votos...
    Mas tenho algumas criticas:

    1 - de onde voce tirou que o politico ganha legalmente mais dinheiro do que ilegalmente?

    2 - há alguns serviços essenciais que torna inviável a ausencia total de impostos e servicos publicos, por exemplo:
    - Justiça
    - Saúde

    Se vc privatizar a justiça, policiamento, etc. Voce viverá em uma guerra de máfias, ou em um feudalismo.

    Privatizando a saúde, vc entra no modelo americano, onde primeiro verificam se o politraumatizado tem plano de saúde e depois fazem a internação. Onde tem gente que tem que escolher QUAIS dedos que foram amputados em um acidente serão reimplantados, já que nao tem condição de pagar por todos.

    Posso continuar dando exemplos, mas acho que já deu pra entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deputado ganha 100 conto mensais, entre salários, benefícios e indenizações. Pode ter um gabinete inteiro de puxa sacos sustentados pelo governo.

      Além disso, não são poucos os casos de políticos que usam o seu poder para favorecer uma empresa própria, e tudo com respaldo legal. São eles que ditam as regras.

      Quanto aos "serviços básicos" que devem ser mantidos, é uma discussão interminável. Alguns acham que tem que manter só justiça e segurança. Outros, como você, acham que tem que manter saúde. Educação. Fica difícil debater isso aqui em comentários do blog.

      Mas eu tenho a opinião de que esses serviços trazem mais mal do que bem. Por mim, deixava só judiciário.

      Excluir
    2. E o filho do lula comprou fazendas custando dezenas de MILHOES de reais cada uma, vai MUITO além dos "100 conto".

      Excluir
  4. é isso mesmo a soluçao para o transporte entre outros e a desestatização,livre concorrencia. =libertarianismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Libertarianismo? Aborto? Casamento gay? Drogas? Eutanásia? Tô fora!

      Sou a favor da liberdade econômica, mas não abro mão do conservadorismo.

      Excluir
  5. Caralho, esse texto deveria ser lido por mais gente.

    ResponderExcluir
  6. Voce, autor desse texto é um idiota.
    Se nao fosse o serviço publico, muitas pessoas estariam nas maos dos carrascos da iniciativa privada, ganhando miseria, passando maior parte do dia no trabalho do que cuidando da propria vida.

    Acho que seu discurso direitista, pró-liberalismo nao está com nada, se voce consegue sobreviver na iniciativa, parabens, voce é um alienado que enriquece seu patrao, e em detrimento de sua saúde fisica e metal. Se voce nao gosta do serviço publico, é um direito seu, mas nao tente dá sua opiniao se baseando em inverdades. Muitas pessoas acessam seu blog, voce é praticamente um formador de opiniao. Entao nao tente manipular as pessoas a acreditarem que o problema que vivemos hoje é por causa do S.Publico. O problema que vemos hoje é causado pela minoria formada por empresarios, politicos e a alta sociedade que voce acho eu faz parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se esta é a opinião dele , ele TEM TODO DIREITO DE EXPRESSÁ-LA . Criticar o direito dele exercer seu lívre arbítrio de emitir opiniões ao público já tirar de você toda a razão de contra-argumentá-lo .

      Excluir
    2. Esse André é adulto? Cara que pensamento mais adolescente criado a professor de história marxista.

      Excluir
    3. André se você conseguir montar uma empresa no brasil e fazer com que ela funcione e tenha renda aqui no Brasil .Eu duvido! sistema publico te suga e não te ajuda,faz vc demorar meses ou anos com burocracia fajuta pra taxar mais e mais vc até conseguir poder montar algo, so explora com impostos absurdos, tenta contratar um funcionário e pagar tudo em dia ... Tira a lado empresario dai, empresario com sucesso aqui tem esquema com politico ou familiar... S.publico e o governo(politicos) so dificulta a vida do trabalhador honesto aqui no brasil.

      Excluir
    4. É verdade, tentei formalizar um negócio, na inocência, para trabalhar "certinho". Tomei foi no rabo!!!! dpois de formalizar, fui obrigado a fechar as portas!!! É muito imposto. Prefeitura/Receita Estadual/Receita Federal: todo mundo ganhou $$ com a minha tentativa de negócio, MENOS EU!!! Deve tar tudo no bolso do Lula ou do seu amiguinho Maluf!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Aposto que esse autor é um recalcado que nao conseguiu passar em um concursos publico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cubro sua aposta e digo que não .

      Excluir
  10. Só leem o livro "pai rico e pai pobre" ta tudo explicando como ser um rico de sucesso e os perigos que esperam a pessoa entrar na roda do hamster sem saber como ela entrou, por isso tem pessoas que não podem ganhar 2, 3, 5 e 10mil por gastarem mais ao invés de receber um dilmão

    ResponderExcluir
  11. Sergio Gonçalves9 de julho de 2013 12:21

    Sr X, acho que acabar com o sistema nao é a unica solução, pq após isso, nós iremos ver pessoas "vagabundas" trabalhando em locais pagos e tornando o mesmo com qualidade publica. O problema ai não é o sistema e sim a Cultura de um povo que não tem a minima vontade de se dedicar a sua profissão. Me corrija se eu estiver errado, mas Cultura é a base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora a responder.

      Vagabundos no serviço privado = demissão.

      Simples assim.

      Excluir