[Reflexão] A Arte de Escutar


Por MikeDellaney

Quero compartilhar com vocês somente um ponto de vista sobre algo muito importante: A Arte de Escutar!

Hoje vivemos num tempo em que queremos expressar nossas opiniões sobre tudo, às vezes, nem sabemos do que se fala, e nos queremos nos meter. Estamos acostumados com isso, às vezes temos em uma conversa, a replica preparada na ponta da língua, mas muitos não percebem que ao não expressar sua opinião, em alguns momentos é muito melhor do que falar tudo que pensa e não ter o resultado esperado.

As pessoas tem a necessidade de querer falar, de mostrar para o mundo suas opiniões, seus gostos, e seu modo de vida, mas esquecem de ouvir, de pensar que a opinião de outra pessoa, além da sua pode mudar o rumo de muita coisa. Evitaríamos discursões desnecessárias se as pessoas pensassem nisso.

Um dos exemplos que me inspiraram a escrever esse texto, foi um fato que aconteceu recentemente: foi que num dos intervalos na empresa onde estou trabalhando, juntou um grupo de homens, eu era o mais novo do grupo, pra falar sobre relacionamentos, especialmente sobre um dos caras do grupo que havia saído de um casamento recentemente e que estava reestruturando sua vida e comentando sobre o que ele planejava mudar. 

Nesse ponto, a maioria das pessoas poderia numa conversa sobre isso se intrometer, falar um monte de coisas, dar milhares de conselhos, preferi ficar na minha e ouvir o que os outros falariam sobre o assunto, por que eu ainda sou muito inexperiente sobre isso. E não deu outra aprendi mais coisas por ter ficado calado, e só ouvindo, prestando atenção, do que ter falado muita merda sem saber do que eu estava falando.

O outro motivo que me inspirou a escrever o texto seria assim:



Aqui no fórum pra saber sobre algumas coisas, e nas pesquisas no fórum, via muito posts de muitos usuários com a inscrição usuário banido, não entendia o porquê, mas vendo sobre isso percebi uma coisa:



Tirando os chamados trolls e etc., os users que eram excluídos do fórum simplesmente fizeram uma coisa, que era não ter domínio do que falava, chegava um user com mais tempo de casa e que sabia bem sobre o assunto e discordava dessa pessoa, a pessoa não aceitava a critica (quer dizer, não aprendia com o erro e procurava ter mais domínio do que falava), tratava mal a pessoa que criticava, e no final sobrava até pro moderador do fórum, que pra colocar ordem, teve de banir o user.

Quanto na vida e no fórum cabe se uma regra, e ela não tem discursão: Escute (ou leia) com muita atenção, e saiba o momento certo de expressar sua opinião, pois suas palavras escritas e/ou faladas tem muito poder. As vezes não nos expressarmos não quer dizer que somos burros ou incapazes, quer dizer que nos somos prudentes ao emitir nossa opinião, e que sabemos que temos de nos comprometer por cada palavra que sair de nós, e caso a nossa opinião tenha consequências, temos de assumi-las.

Na internet, vocês veem certas noticias e os comentários, um bando de gente que só vai lá pra falar merda, e acha por que estamos na World Wide Web, podemos falar o que bem entendemos e não teremos consequência alguma sobre isso, e isso com o tempo começa a surgir na vida pessoal da pessoa, que começa a falar sobre tudo e todos em seu ambiente de convivência sem saber merda alguma do que se fala, e depois quando a bomba estoura para o lado da pessoa, ela não tem honra alguma de assumir a opinião idiota que proferiu. 



E assim criamos uma geração que não escuta antes de falar, não procura conhecer realmente o assunto que a pessoa está falando e com isso vai falando merda uma atrás da outra sem ter medo de futuras consequências.

Pra alguns, fosse o tempo que escutar era uma arte, e assumir o que falava era sinal de honra...

0 comentários:

Postar um comentário