( off) Bolha imobiliária

Trazido por Solomon

Fonte: http://queroficarrico.com/blog/2012/07/27/bolha-imobiliaria-brasileira/

Esse é um artigo que pode ser útil pra quem tem caixa, e se prepara para comprar seu primeiro imóvel. Se o cenário aqui previsto se configurar, vai haver, em breve, uma janela de 1 a 4 anos para que se compre imóvel de qualidade a preço de banana. E para quem investiu muito pesado em imóveis (normalmente, pessoa de meia idade já) talvez seja a hora de se antecipar e fazer saldão, antes que os preços caiam lá em baixo.

Enquanto isso, o governo continua "incentivando" o crescimento, baixando as taxas de financiamento e, "aquecendo" a economia artificialmente, do mesmo modo que vem baixando a inflação por setores como o automobilístico, enquanto os preços de alimentos sobem lá em cima, criando distorções e pressão sobre a população, com o intuito de viabilizar o pagamento da dívida pública e aliviando para o seu lado, fingindo que essa lambança não vai afetar em nada no médio prazo. Há uma estratégia para eliminar o tal deficit habitacional, mas as consequências gerais para a economia podem ser imprevisíveis, haja vista EUA e Espanha, com seus exemplos recentes. Como sempre, o Brasil chega depois, mas chega tb. Marolinha é o caralho.

Em suma, quando o governo disser "gaste", talvez o melhor seja guardar.



A Bolha imobiliária não é dificil de entender.

Inclusive "sinto" ela, em conversas do dia a dia, onde todo dia me aparece um sujeito dizendo que vai comprar um imóvel por XX para vender por XXX, o sujeito(s) sem se darem conta que seus amigos estão fazendo a mesma coisa.

Contudo o post do autor apesar de claro, faltou mencionar pontos mais graves:

1 - O alto indice de empregabilidade no setor de construição civil.

Esse indice turbina as propagandas do governo petista, mas emprego é bom, o problema é que o setor de construção civil emprega muita gente de baixa escolaridade, e então temos uma falsa impressão de prosperidade, temos uma prospreridade temporária que não se traduzirá em educação. Quando a bolha estourar e diminuir a demanda neste setor, esses peões, vão formar um massa de desempregados endividados

2 - Crédito fácil.

A bolha imobiliária, é uma espécie de cavalo de tróia que vem em conjunto com o fornecimento de crédito fácil por parte dos bancos. Quando ela estourar, esse crédito vai cessar, e dividas serão cobradas, e começa todo aquele caos bancário.

Solução para quem não quer cair em picaretagem:

Tenha sempre a mente blindada contra érrrrrr... o que eu chamaria de "judaismo" financeiro:

1 - bens e coisas(carros, imóveis) são o que existe de verdade.
2 - dinheiro, papeis e afins são apenas coisas virtuais, que podem mediante uma crise não valer nada.
3 - enfoque sempre no que você necessita primeiro.

0 comentários:

Postar um comentário