Amadurecimento...Homem melhor


Dúvida postada no fórum. Resposta do Clayton logo abaixo


Amigos, como amadurecer?

Como se tornar um homeme melhor?

Sinto a necessidade de amadurecer, está pronto para a vida...

Estou pasando por uns perrengues e vida ta cobrando! 

A minha velha ta muito doente e temo pelo que pode acontecer... 

Tenho que está preparado!!


Resposta


Já deu uma olhada no Eclesiastes e Provérbios??

Lá você vai aprender a enxergar algumas coisas pertinentes a sua pergunta.

Bom, vou falar o que ando aprendendo com as pessoas mais maduras que conheço: 

Em primeiro lugar tenha paciência. Não mudamos para melhor do dia para noite, o processo é lento e um pouco doloroso.
Durante as adversidades, conserve o melhor de si e encare o possível de frente. Não dê oportunidade para ninguém montar em você, muito menos alimente a cobiça dos outros, aprenda a ficar na sua.

Não fique comentando sobre seus sofrimentos para o vento, pois lidar com ele é sua responsabilidade. Coloque uma coisa em mente, as pessoas não guardam muito tempo para você, elas não nascem sabendo tratar suas feridas. Então controle sua língua para não desvalorizar sua imagem perante os outros. O autocontrole é um escudo e uma grande virtude.

Procure não se gabar por seus atributos, isso atrai muitos inimigos e oponentes desnecessários. Para tratar isso, faça coisas que ninguém inveja, por exemplo, ser humilde ou caridoso.

Trate as pessoas de tal maneira que se você morrer amanhã, elas sentiram sua falta. E se for embora, elas ansiaram está próxima de você. 

Seja claro e honesto, pois a honestidade é a chave mestra para os corações. E quanto mais claro suas atitudes aparecer, mas fácil será lidar com os outros.

Condene com justiça, não por impulso, não por conveniência. Quanto mais justo você for consigo mesmo, mais será com os outros. 

As oportunidades que a vida nos proporciona passam como as nuvens. Seja capaz de usufruir elas da melhor forma, pois o medo trás a timidez, e a timidez trás frustrações. 

Controle seus desejos caprichosos, pois eles são amigos do fracasso. Não viva desejando todos os frutos, todas as mulheres, todas as fortunas, pois no fundo você só é um, e faz uma coisa de cada vez. Quem deseja muito faz pouco. E quem faz pouco não alcança nada.

Tenha humildade de se submeter a uma força Maior e Além da sua compreensão. Os rebeldes vivem tropeçando em si mesmos e plantando corrupção na terra. Eles se deparam com um mar e ao invés de navegá-lo tentam inutilmente criar outro mar de acordo com seus egos. Nem vou dizer o resultado disso...

Quando você tem algo a dar (qualquer tipo de riqueza) que as pessoas cobiçam não existe terra estranha, mas quando você não tem nada a dar, até na sua terra natal você será um desconhecido. Imagine uma arvore sem frutos, sem folhas, sem galhos, não parece apenas um pedaço de pau em pé no meio da paisagem??

Quanto mais rico você for, mas as paixões te tentaram. Se você não controla suas paixões, a sua riqueza alimentará diretamente as piores das pessoas. (se elas não conseguirem te matar antes, para usufruir o que você tem)

Não tenha vergonha de dizer “eu não sei”, não tenha vergonha de aprender o que não sabe. É isso que distingue um sábio de um sabichão. 

Vou parar por aqui, pois sei que você já entendeu a mensagem.

4 comentários:

  1. Belas considerações! texto obrigatório para novatos e experientes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eclesiastes é o melhor livro da Bíblia e um dos melhores da humanidade. Confesso que me assustei ao lê-lo pela primeira vez, ainda muito jovem. Fiz releitura em idade mais madura e constatei: quanta sabedoria!.

      Excluir
  2. Pow namoral essa sua resposta ao neófito foi um gol de placa. Esses livros que citastes são reveladores de uma sabedoria extremamente superior. Parabens pelo conselho.

    ResponderExcluir
  3. Não te pesa a consciência citar a Bíblia e fazer o contrário do que Jesus disse?

    ResponderExcluir