Série Feios Extra: Não há mistério na beleza

Qual dessas duas mulheres é mais atraente? (Atualização abaixo).


Um leitor do blog me enviou um link para uma notícia sobre um novo programa de software conhecido como um "sistema de embelezamento":

A fotografia à direita foi alterada pelo "sistema de embelezamento" de um novo programa de computador. Este programa usa uma fórmula matemática para alterar a forma original em uma, digamos assim, versão teoricamente mais atraente, mantendo o que seus programadores definem como "semelhança inconfundível" com o original. [...]

Os cientistas tomaram esses dados e aplicaram um algoritmo que envolve 234 medições de traços faciais. Alguns exemplos são as distâncias entre os lábios e o queixo, a testa e os olhos, ou entre os olhos.

Eles, essencialmente, treinaram um computador para determinar, para cada face individual, o conjunto mais atraente de distâncias, e, depois, escolhem o resultado ideal mais próximo ao rosto original.

Se você é honesto na sua avaliação, e não tenta fazer debates sonolentos que demonstrem sua arrogância em não admitir o óbvio, então eu prevejo que 95% dos meus leitores, masculinos e femininos, vão concordar que a menina da direita é mais atraente. As duas fotos são da mesma mulher. A menina da direita foi "embelezada" pelo algoritmo de software.

Como tenho vindo a dizer ao longo de toda a minha vida, a beleza, especialmente do sexo feminino, não está nos olhos de quem vê . É objetivamente mensurável. E agora, a ciência está provando isso!

Estudos têm demonstrado que existem padrões sobre o que torna um rosto atraente. Simetria é uma das bases, bem como juventude; clareza (brancos) ou suavidade da pele; e cores vivas, por exemplo, nos olhos (olhos claros) e no cabelo (cabelos loiros). Existe pouca divergência entre as pessoas de diferentes culturas, etnias, raças, idades e sexos.

A beleza não é só objetiva, como é universalmente comum entre culturas distintas.

No entanto, enquanto alguns levantam princípios objetivos que definem o que é e o que não é belo, este programa levanta uma questão polêmica, especialmente entre psicólogos, filósofos e feministas, que declaram ser contra padrões universais de beleza. (frase colhida da notícia original do nytimes)

Vamos traduzir a frase acima através do Tradutor Poon patenteado:


No entanto, enquanto alguns levantam princípios objetivos que definem o que é e o que não é belo, este programa levanta uma questão polêmica, especialmente entre intelectualóides freudianos, hippies cheiradores de cocaína e gordas nojentas que protestam com tetas de fora, que tentam, a todo custo, varrer para debaixo do tapete verdades incontestes como essa.


Agora, sim, ficou bem traduzido!


"Como eles podem provar isso?", Disse Lois W. Bandeira, historiador que estudou a mudança de padrões de beleza, referindo-se aos esforços científicos para definir beleza. "Eles nunca vão localizar beleza em um gene. Eles nunca vão escapar da influência cultural".


O problema com a leitura do New York Times é que ele precisa ser executado através do Tradutor Poon em sua totalidade para chegar às pepitas da verdade enterrada sob os montes de hipocrisias e frases politicamente corretas. 

Por exemplo, a citação acima deve ser:


"Como eles podem provar isso?", Disse Lois W. Bandeira, uma múmia esquerdista pseudo-historiadora que estudou Reubens, um filho da puta gordo solitário, e pensa ser capaz de provar que padrões de beleza mudam com o tempo, referindo-se aos esforços científicos para definir beleza. "Estou rezando para o meu deus ateu que eles nunca irão localizar a beleza em um gene. Minha carreira sem sentido, e meu ego frágil feminista, está por um fio. Por isso, vou incansavelmente, obstruir a ciência real para garantir que eles nunca saiam da explicação reconfortante e politicamente correta".


Tradutor Poon - Servindo a Verdade desde 2007.

Então, o que a mulher acima (a da foto) pensa sobre o seu novo rosto, cientificamente embelezado?

Ela disse que ficou impressionado com o quão diferente ela se olhou na segunda foto.


"Eu acho que a foto depois parece ótima, mas ele realmente não se parece comigo em tudo", disse ela em uma mensagem de e-mail. "Minha estrutura óssea inteira, formato de rosto e tamanho do olho é diferente, e minha cor dos lábios parece também mudou."


Ela acrescentou: "Eu gostaria de manter meu rosto original."

Imagine ver uma versão melhor de si mesmo calculado por um programa de computador. Seria um estupro sem vaselina e com muito caco de vidro no ego de qualquer mulher. Especialmente mulheres horrorosas, como a da foto. Eu posso quase sentir o tremor que deve ter sentido em sua espinha.


Embora poucos, dentre diversos estudos psicológicos nas últimas décadas, também sugiram que as percepções de beleza e atratividade tendem a ser universais, os críticos desses trabalhos dizem que a beleza de uma pessoa é discutível, e se é realmente reforçada por tais mudanças. A Personalidade pode ser perdida.


O Tradutor Poon vai fazer horas extras hoje:


Embora poucos, dentre diversos estudos psicológicos nas últimas décadas, também sugiram que as percepções de beleza e atratividade tendem a ser universais, os críticos desses trabalhos preferem enfiar a cabeça na areia. Feiúra pode ter conserto. Tem como se criar atratividade, e Warpigs poderá ter sorte no amor. 


--------------------------------

Depois de ver o antes e depois de fotografias de indivíduos anônimos, Dr. Banner, que é professor de história na Universidade do Sul da Califórnia, disse que os rostos originais eram mais atraentes.

Tenho certeza que o bom professor tem de desconstruir o termo "atraente" para dizer o que diabos ele sente. “Atraente”, para ele, deve significar para apoiar a sua visão de mundo igualitária, de modo que ele pudesse dizer a frase acima com uma cara séria.

"A beleza irregular é a verdadeira beleza", disse o Dr. Banner, acrescentando que essas tentativas de medir beleza são movidas pela mesmice cultural, fazendo olhar todos iguais.

Isso é incorreto. Liv Tyler e Bar Raefeli são bonitos, e, ainda, ninguém os confundiu com a mesma pessoa. "Beleza está nos olhos de quem vê" é um clichê comum entre a brigada anti-beleza, mas a realidade mostra que os parâmetros definidos de beleza podem coexistir com a distinção individual.


"Nós sempre tivemos uma grande indústria para melhorar a aparência das pessoas," Disse Dr. Etcoff. "Todo mundo quer ficar mais bonito. E continuamos tomando mais e mais para todas estas imagens que foram adulteradas. Há toda uma geração de meninas crescendo, que acham que é normal não olhar para a maneira como elas realmente enxergam. "


Sempre que eu ouço "toda uma geração de meninas", eu sei que argumentos confusos e falaciosos serão ditos. Que tal uma explicação mais parcimoniosa: Sempre houve meninas menos atraentes que desejavam ser mais atraentes porque intrinsecamente entendiam que sua beleza é a característica mais importante no mercado sexual.

Para mim, a solução é criar os tais motores de embelezamento e manipulação genética em laboratório. Se a moralidade é a promulgação de felicidade para o maior número de pessoas, então minha opinião neste assunto faz-me o filho da puta de merda mais moral do mundo.

ATUALIZAÇÃO

Aqui está o PDF do estudo mencionado no artigo do New York Times:

3 comentários:

  1. Cara, sensacional essa sua série de artigos acerca da beleza. Na verdade, não teve nada de realmente novo que eu já não sabia, sempre soube que a beleza é objetiva e que existiam as ditas "medidas harmônicas" que definem o que é belo ou não e que você explicou no post da mascara facial.

    Infelizmente, na real tem muito cara que discorda dessa obviedade. Os caras acham que só ir pra academia e ter dinheiro vai te deixar belo. É claro que 10 quilos de músculos a mais e uma Ferrari vão te deixar mais atraente para as mulheres, mas isso não muda o fato que beleza conta sim, E CONTA MUITO!

    As pessoas tendem a subestimar muito o poder da beleza. Na verdade, o cara que nasceu belo, está feito na vida. Percebi isso o dia que levei um papo com um colega de faculdade, o cara era ex-modelo, tipo físico dele era assim; rosto de traços fino, barba rala, olho azul, loiro (cabelo liso) e alto. Nessa conversa o cara resolve abrir o jogo das putarias que rolam nessas firmas de modelos, ele já havia comido praticamente todas as modelos que havia conhecido. Não só isso, o cara puxou o celular e começou a mostrar as minas que já tinha pegado e as ex-namoradas. Mostrou a foto de duas irmãs que deixariam qualquer panicat no fundo do mais profundo poço já escavado. Eu na minha ingenuidade perguntei qual das duas ele tinha comido. Ele riu e respondeu "as duas... AO MESMO TEMPO!"

    Depois disso eu perguntei o que o cara estava fazendo ali naquela faculdade de merda cursando aquele curso de merda visto que o cara largou a vida de modelo que já tinha feito ele ir desfilar até em Paris. Acontece que o pai do cara era de família abastada e era autônomo, então fez com que ele cursasse faculdade pq um dia ia assumir os negócios da família. Ou seja, não bastasse o cara ser bonito ainda era futuro herdeiro de um império.

    Ai me caiu a ficha e eu soube que o cara que nasceu bonito, está feito na vida! Sem nenhum esforço o cara consegue a mulher que quer e a vida que quer levar.

    Esse cara que eu mencionei poderia ter pegado qualquer mina do curso, acabou que uns meses depois tava namorando a garota mais top de lá. Não tem conversa, beleza conta muito, as vezes até mais que grana e poder. Mas pra nós, que nascemos feios, o que resta é tentar compensar a falta de beleza com músculos, dinheiro, poder e atitude viril pra se destacar dos demais.

    Mas é um caminho muito mais árduo e trabalhoso do que simplesmente nascer com um rostinho bonitinho...

    ResponderExcluir
  2. É daí pra pior.

    Não tem jeito. Tem que dar uma cuidada no rosto, para aumentar o poder de barganha.

    ResponderExcluir
  3. Saia da Friend zone
    http://segredosdomestre.blogspot.com.br/2016/05/como-sair-da-friend-zone.html

    ResponderExcluir