Mais considerações sobre testosterona e altruísmo

O texto anterior gerou uma polêmica nos dois fóruns maior que eu imaginava. Por causa disso, me vi obrigado a elaborar um segundo artigo para esclarecer alguns pontos. Vale ressaltar que o tema é muito extenso, e que, talvez, não serão abordados todos os pontos.

O principal ponto divergente do post anterior foi a declaração de que homens altruístas têm baixa testosterona (um aspecto supostamente positivo foi depreciado) enquanto homens egoístas têm testosterona alta (um aspecto supostamente negativo foi exaltado). A impressão, para alguns, é de que eu disse que tanto o homem altruísta quanto o homem de testosterona alta são homens ruins. Na verdade, essa visão parte da premissa (errada) de que altruísmo é algo bom e egoísmo é algo ruim.

E por que egoísmo é considerado ruim? Simplesmente porque é associado a mau-caráter, mentiras, trapaças, etc. Não, o egoísta não é, necessariamente, mau caráter. Homens mau-caráter são egoístas, mas egoístas nem sempre são mau-caráter. O mau-caráter usa de meios escusos, como mentiras, dissimulações, contendas, calúnias e difamações, etc. para conseguir o que deseja. 

O egoísta é aquele sujeito que foca apenas em si, sem considerar, necessariamente, o todo. Ele pode usar ou não de meios escusos para atingir os seus objetivos, isso não é uma regra. Se a situação dele estiver ok e de todo o resto estiver ruim, para ele, está tudo normal. Se o contrário ocorrer, para ele, tem algo errado. Ele age de acordo com a sua conveniência, com o seu custo-benefício positivo. Ele não aceita prejuízo próprio para favorecer ninguém, e não se sacrifica em hipótese alguma em prol de um bem comum.

Pergunto eu: o que tem de errado em ser egoísta? Pare para pensar: quantas atitudes você tomou, hoje, pensando apenas no bem-estar alheio? Quantas atitudes altruístas você tomou no mês? Duas, três, quatro, dez? Ok. E quantas atitudes egoístas você tomou só hoje? Pense em tudo que você fez focando unicamente o seu bem-estar, independente se isso beneficiou ou não outras pessoas. Trabalho, estudo, lazer, alimentação, descanso, ou leitura de um artigo que traria desenvolvimento intelectual.



Se você faz algo esperando receber algo em troca, é provável que você se empenhe mais. Se houver mais de uma pessoa competindo por aquilo que você deseja, é mais provável ainda que você se vire do avesso para superar os concorrentes. Vencer a concorrência é uma atitude altruísta por acaso? Competir é atitude de alguém altruísta??? Óbvio que não!

No entanto, se você faz algo sabendo que não vai receber nada em troca, você não dará o seu melhor. Provavelmente, dará qualquer coisa, já que de graça, até injeção na testa serve. Por que será que serviço público sempre é uma merda? Por que será que gestão pública de impostos sempre dá em corrupção? É só pensar sob a ótica do funcionário público: para ele, tanto faz se ele fizer bem ou mal, o salário no fim do mês virá igual!

Serviços gratuitos sempre serão piores que serviços pagos, essa é a grande real. Se você não quer pagar, você não tem muitos direitos de exigir

Outro ponto a se analisar sobre esse assunto é que altruísmo e egoísmo são só dois extremos. Existem níveis de altruísmo e egoísmo. Alguns pendem mais para um lado, outros pendem mais para o outro. O fato é que, quanto mais alta a testosterona, mais o sujeito penderá para o egoísmo. Quanto menor a testo, mais ele penderá para o altruísmo.

Por causa disso, eu digo e repito: altruísmo masculino é fazer papel de otário SIM! As pessoas, simplesmente, têm nojo de um homem prestativo, atencioso e abnegado. Homens com este perfil dificilmente conquistarão alguma coisa na vida!

O altruísmo masculino pode denotar desordem hormonal, mas pode também denotar educação deficiente. Altruístas não tiveram um pai presente, ou, se tiveram, era um péssimo exemplo de pai.

Altruístas têm maiores tendências de se tornar esquerdistas, e de participar de causas humanitárias. Charlatões sabem manipular bem os altruístas para atender seus interesses mesquinhos. Egoístas dificilmente caem em armadilhas como essas.

Diferente do altruísmo masculino, o altruísmo feminino é bem visto. Para uma mulher, ter um perfil mais humanitário, mais sensível e mais compreensivo soa muito bem aos ouvidos de todos, homens e mulheres. Esposas altruístas são as melhores, contanto que o altruísmo seja verdadeiro.


Uma prova do altruísmo feminino é a maternidade. Se você parar para pensar, não há muitas motivações em uma mãe ser tão dedicada com os filhos que não seja altruísmo puro.

Mulheres egoístas têm testosterona alta. Por isso, o egoísmo feminino, ao contrário do masculino, é demonizado pelos nossos instintos. Homens vêm mulheres egoístas como lixo biológico, que só serve para uma noite e nada mais.

Não é de se estranhar o fato de muitas mulheres verdadeiramente egoístas simularem altruísmo para enganar os desavisados. Elas sabem que, enquanto forem vistas como altruístas, conseguirão o que quiserem dos outros sem muitos esforços.

A mulher egoísta deseja o homem egoísta, mas o homem egoísta não deseja a mulher egoísta. O homem altruísta deseja a mulher altruísta, mas a mulher altruísta não deseja o homem altruísta.




A REAL É ALTRUÍSTA?


Não.

Nenhum membro dos fóruns e das comunidades está ali para ajudar os outros simplesmente. Todos estamos ali para nos ajudar muito mais que aos outros. Se a nossa auto-ajuda acaba beneficiando um e outro, ótimo. Se não, dane-se!

É óbvio que deve ter um e outro que pensa só em ajudar os outros e esquece do próprio desenvolvimento. Homens de testosterona baixa têm em qualquer canto. Engraçado é que esses não conseguem ajudar nem a si próprios nem aos outros.

Se eu, Sr. X, estou aqui escrevendo um texto, faço isso mais para que eu próprio internalize os conhecimentos da Real que para ajudar os outros. A matrix está aí, o tempo todo, tentando nos sugar, então é bom manter os estudos da Real em dia. Eu faço isso escrevendo, mas há quem faça isso só participando de algum fórum.

Quem já ficou longe da Real muito tempo sabe que os conhecimentos vão se dissipando aos poucos. Essa história de dizer que "eu me viro muito bem sem a Real" é conversa. Se a pessoa se virasse mesmo, não estaria ali, todo dia, lendo o fórum, ou algum blog, ou algum livro.

A premissa mais básica da Real é: as mulheres estão imprestáveis para relacionamento, e é bom para os homens não assumir compromisso sério com elas. Me diga o que isso tem de altruísta. Um homem largar o "foda-se" para as rodadas em prol de benefício próprio não está sendo altruísta.

Focar no desenvolvimento pessoal não tem nada de altruísta.

E por último: a Real é importante, mas não é mais que a vida pessoal de ninguém. Eu posso listar, aqui, uns vinte que largaram a Real porque estavam tendo problemas pessoais. E olha que eu não sou nenhum Old School. Isso sem falar na quantidade de pessoas que navegam na Real usando fakes (eu sou um deles, heheh).

Você toparia se sacrificar pela Real? Não? Pois eu também não.

A Real não precisa do sacrifício de ninguém. Vários saíram da Real, e ela continua aí, firme, mais forte que no passado, e com mais conteúdo. Se eu ou você sairmos da Real, ela vai continuar aí, tão boa (ou até melhor) que antes da nossa saída.

FONTES DE PESQUISA

O confrade henrq, do fórum hh, me mandou algumas fontes de pesquisa. Vale a pena acompanhar.




Em um próximo texto, eu irei falar sobre o altruísmo religioso.

6 comentários:

  1. O Artigo piorou diante do primeiro.

    Meu Deus, vc ainda persiste nesse erro absurdo em achar que homens de testosterona alta não tem altruísmo. Péssimo meu caro Sr. X. Leia o que eu escrevi no primeiro tópico no Forum do Bufalo e entenda.Outro ponto é: A Real é altruista sim. Disse lá e repito aqui, se não fosse altruísta o Alita não faria uma obra sem fins lucrativos tão extraordinária que ele fez, e divulgaria através da internet. E os precursores da real não divulgariam todo esse conhecimento em blogs de graça. E não existiria foruns de discussões onde os mais sábios orientam os menos, através do conhecimento.O conhecimento estaria trancafiado no poder dos iniciadores e seria comercializado.

    Mas o que houve foram homens altruístas que se libertaram e divulgaram para que outros possam se libertar também.

    Francamente, este artigo tá muito mal elaborado e calcado em uma pesquisa tendênciosa e feminista.


    Mandrake - Fórum do Bufalo

    ResponderExcluir
  2. http://forum.bufalo.info/index.php?topic=689.msg8149;topicseen#new 

    Segue o link do que eu escrevi sobre o primeiro artigo.

    ResponderExcluir
  3. Partindo deste princípio hormonal: Europa e a Asia seriam então de maioria mulata; com certeza não estariamos aqui teclando, pq computadores nem existiriam. 

    ResponderExcluir
  4. texto bacana, aínda mais quando diz claramente q a real está mais forte do que nunca. Isso é q é noticia boa, a gente coloca só um fake e continua no anomimato e ligado na vida real.

    ResponderExcluir
  5. Ele não disse que homens com testosterona alta NÃO POSSUEM altruísmo, disse que homens com testosterona alta tendem a ser mais mesquinhos do que altruístas, homens com hormônios equilibrados e uma mente boa serão equilibrados mas tenderam a serem mais mesquinhos, não quer dizer que NUNCA serão altruístas, só quer dizer que tendem mais para um lado do que para o outro. Deviam ler melhor e interpretar as idéias do texto, e outra, NÃO HÁ NINGUÉM altruísta por completo, todos agem por algum interesse, seja por que lhes faz bem ou lhes trazem algum tipo de satisfação. Vocês colocam as pessoas como deuses que fazem pelo bem dos outros, por mais simplório que seja o motivo , algum bem traz a quem esta se "doando" . Ai me falam : "a mas o cara vai sofrer muito se fizer isso, ele não esta ganhando nada" , as vezes a satisfação por fazer tal obra para ele é mais valiosa, ele esta sendo recompensado SIM.

    ResponderExcluir
  6. Digamos altruísmo algo que nos valores sociais fará mais bem aos outros do que a mim mesmo. Mas sempre serei recompensado.
    O mangina que se doa a uma mulher que o pisa, ela sofre mas na cabeça dele ele é recompensado se ela lhe der um sorriso, iai ? Para os valores da sociedade ele é altruísta e idiota mas ele só esta fazendo isso por que ou é recompensando alguma migalha que ela dá ou na esperança de algum dia receber uma recompensa, mesmo que na sua consciência sincera diga que não espera nada em troca.

    ResponderExcluir