Entendendo a verdadeira finalidade das maquiagens

Por Arthur Vinicius


Hoje vamos falar de um assunto pertinente na vida das mulheres, que é o uso das maquiagens. Você sabe o real motivo por trás do uso de maquiagens pelas mulheres? Provavelmente você dirá que é para ficarem mais belas, não é mesmo? Sim, é utilizado para essa finalidade, mas isto é apenas a ponta do iceberg. Há outro motivo pelo qual elas usam maquiagens, que não é tão inofensivo assim, e que você saberá agora. Antes, vamos analisar o significado da palavra maquiagem:

Significado de maquiar:

1. Aplicar cosméticos em (no rosto)
2. disfarçar.
3. maquiar (1) o próprio rosto.

Vemos que maquiagem tem pelo menos 3 significados diferentes na lingua portuguesa, e um deles significa DISFARCE, e vamos nos ater a esta palavra para elucidarmos o enigma por trás destes produtos tão usados por elas em eventos importantes, como casamento e festas, e em ambientes formais como local de trabalho e faculdades/universidades.

Não é de hoje que as mulheres usam maquiagens. Ela surgiu no Egito. Os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social e consideravam a maquilagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o deus -sol. As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. É também com a civilização egípcia que surge a distinção: "Mulher de pele clara" e "Homem de pele escura". Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos. Carismática e poderosa, a Cleópatra imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando seus olhos com pó de khol.


Entretanto, só seculos mais tarde, por volta no século XVIII é que tais artefatos começaram a se popularizar, mesmo não sendo bem aceitos em todos os países. Na Inglaterra, por exemplo, mulheres mais conservadoras evitavam usá-los por considerá-los vulgares e associá-los a costumes pouco respeitáveis. 

O primeiro estilista surgiu no século XIX, quando um verdadeiro artista traz uma nova fonte de prestígio à moda; Charles Frederick Worth abriu sua loja em Paris em 1858, para vender modelos de casacos e sedas de primeira classe. A imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III era sua mais famosa cliente. Em 1885 é fundada a Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, regulamentando a arte da alta costura. Paul Poiret, Madeleine Vionnet, Coco Chanel, Christian Dior, Cristóbal Balenciaga, Hubert Givenchy são alguns dos nomes que mudaram a história da moda no mundo, causando a necessidade de uma mudança de patamar na indústria de produtos para maquilagem.


É somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, que os cosméticos se tornam produtos de uso geral. 

Agora que você soube um pouco da história das maquiagens, vamos ao que interessa.

As maquiagens são verdadeiras ARMADILHAS que as mulheres usam com o intuito de chamar a atenção dos homens, isto porque esses produtos disfarçam bem a intenção delas. Longe de simplesmente causar atração no sexo oposto, as maquiagens escondem a verdadeira face de boa parte das mulheres que se utiliza deles, seja para irem a uma festa, casamentos ou outros eventos importantes. Para entender melhor isso, vamos comparar a maquiagem com uma isca para fisgar um peixe. A isca varia de acordo com o pescador. alguns utilizam camarões, outros minhocas, outros rações apropriadas para peixes. Mas todos são utilizados com a mesma intenção: fisgar um peixe com o intuito de matá-lo e comê-lo. O peixe,obviamente, não tem capacidade para saber que a suposta comida que está lá para ele comer tem um anzol junto para fisgá-lo. Se soubesse, não daria importância e seguiria seu curso. Mas como ele não sabe, então vai com sede ao pote. 

Transportando isso para nossa explicação, vemos que as maquiagens na verdade são iscas para atrair e posteriormente prender um homem. E as mulheres não se dão ao luxo de ir em algum evento sem maquiagem porque isso diminuirá a atratividade delas perante as rivais, tendo chances reduzidas de conquistar AQUELE CARA, que é bem sucedido financeiramente ou que tem muitas mulheres atrás dele.


Quando elas conseguem "fisgar" um peixe, representado pelo homem bem sucedido, elas estão aumentando a possibilidade de sobrevivência delas, pois assim como o peixe, tal homem é visto como sustento.


Contudo, passado o momento em que elas conseguem "fisgar" o "peixe", não há mais a necessidade delas de se maquiarem, pois seu sustento já está garantido. A maquiagem não representa jamais o dia a dia delas. Elas não acordam belas, e sim descabeladas. Elas não usam roupas sensuais o tempo todo, não ficam bonitas o tempo todo e com o tempo tendem a perder a beleza. Mas algumas poucas horas de maquiagem é o suficiente para muitas mulheres conseguirem o cara que irá sustentar elas pelo resto da vida, e como sabem que as leis estão a favor delas, podem se separar quando enjoar deles e levar parte dos seus bens junto consigo, coisa que a beleza delas por si só jamais seria capaz de fazer. Teriam que trabalhar muito, mas o seu disfarce, a maquiagem, serve como atalho para ela conseguir este objetivo sem ter que dar duro na vida.

Logo, quando virem uma mulher toda maquiada, saibam que o que você está vendo não é o que está vendo. Que aquela beleza toda, aquele enfeite todo, esconde por trás muitas vezes uma pessoa MANIPULADORA, EGOISTA e INTERESSEIRA, que mais tarde enjoará de sexo e perderá seu encanto com o passar do tempo.
Esconde alguém que na maioria das vezes não tem nada de bom a acrescentar na vida de um homem. Esconde alguém que não nasceu para fazê-lo feliz, somente encher o saco e causar grandes problemas para sua vida...

5 comentários:

  1. a cada dia q leio os textos do blog minha visão fica e mais pessimista com as mulheres atuais. é triste ver elas assim !

    ResponderExcluir
  2. FATO...Não há como negar isso. Maquiagens tem segundas, terceiras intenções, sempre.

    ResponderExcluir
  3. a sim claro não há nenhum meio estético ligado a psicologia de uma pessoa transmitir uma imagem pessoal para elevar a auto estima com certeza as mulheres usam a maquiagem para manipular as pessoas..... é muito triste para como uma profissional da estética que sou ler um texto tão machista como esse.... depois de tantos anos de estudo comparar mulheres como pescadores e associar maquiagem como uma isca.... não se trata de uma isca e sim de um produto que auxilia muitas delas a elevar a auto estima como as pacientes que estão em tratamento contra o cancer, pessoas com depressao pronfunda.... pessoas que tem dificuldades em se relacionar com a sociedade..... há estudos que comprovam todas essas questões e para um ignorante que tem a capacidade de postar um texto sem nenhum embasamento cientifico que ainda por cima de tudo denigrir a imagem da mulher é vergonhoso saber que existem pessoas com esse tipo de pensamento negativo... lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as mulheres não utilizam a maquiagem como uma "isca" para atrair os homens, então a utilizam com que finalidade? A estratégia em parecerem mais bonitas e manterem uma autoestima elevada é exatamente essa: chamar a atenção dos homens, parecendo atraente para eles.

      Excluir
  4. Se um homem feio usar maquiagem só vai melhorar a pele, mas se uma mulher feia, usa maquiagem, ela vira praticamente outra, temos que tomar cuidado, basta ver essas atrizes famosas sem maquiagem parecem mulheres comuns, algumas tem até uma aparência bem sofrida e cansada, maquiagem faz milagres em um rosto feminino porém em um rosto masculino não faz tanta diferença.

    ResponderExcluir