Dica de autodisciplina nos estudos!

Por Sombra Ghost

Há uma semana adotei um sistema para me auto disciplinar nos estudos, após tomar um susto na faculdade por ter ficado em recuperação em 3 matérias, mesmo tendo conseguido contornar o problema, vi que estava precisando estudar a sério. Então vi o que estava faltando em mim (com base nos 10 mandamentos do homem honrado do Blog do Doutrina- "Compromisso com a disciplina" ) pois sabemos que por mais que tenhamos esta necessidade, nossa vontade instintiva é beber, jogar bola, jogar video games, pensar em vadias... infelizmente não temos a vontade instintiva (pelo menos a maioria de nós) de fazer o que realmente acrescenta em nossa vida que é estudar.


As matérias que considero essencial em concursos fodas e bastante impostante na minha faculdade é : direito constitucional, administrativo, penal, processsual penal, portugues, informática e raciocínio lógico. Então estudo elas segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo respectivamente, 50min (obrigatóriamente podendo passar disso):

Daí meu método de estudo; Bem simples consiste em se obrigar a estudar 50 minutos a cada dia da semana, (de segunda a segunda) cada dia uma matéria diferente.

Daí como acontece na maioria das vezes nós acabamos com esses 50 min nos estimulando a estudar mais, tendo como a base obrigatória os 50 min de determinada matéria, apenas de leitura ininterrupta, pausas apenas para anotações de dúvidas e apontamentos, aprofundamento dessas dúvidas, após a leitura obrigatória.

50 min ininterrupto de leitura é o ideal, lendo com atenção e com a mente pensando somente em torno daquele assunto, se a leitura for muito extensa, quando vc se der conta estará sua mente estará saturada, lendo automaticamente sem assimilar bosta nenhuma, ou seja, tempo perdido.

A cada dia da semana estudar uma matéria diferente, pois se deixarmos isso de maneira aleatória (pegar o livro que der na telha) pode ocorrer de vc sempre estudar a matéria que vc mais saca e lhe agrada mais e isso não é bom.

Estude com sua mente livre, se estiver pensando em video game, jogar bola, comer... vá e faça o que tem que fazer, depois volte e estude qualidade

Sempre tentei aplicar aquele método recomendado por sites de concurseiros inclusive recomendado pelo Willian Douglas (que respeito muito) de: estudar o máximo do tempo livre que vc tiver. Já fiz isso, mas vc acaba estudando tantas horas que acaba sendo torturante e sacal, no outro dia vc não quer nem ver livro...

Portanto, 50min obrigatóriamente (com acréscimos se tiver tempo e ainda estiver diposto a estudar mais após uma pausa) é um modo que vc vai conseguir sempre estar estimulando sua mente aos estudos, pois se deixarmos pra estudar somente naquele dia de feriado (que vc acaba não estudando porra nenhuma e indo à praia), quando vc olha pra trás estará há meses sem pegar num livro, além disso os pseudonerds rirão de vc se vc disser que está estudando 50 min ao dia, dirão que vc tem que estudar no mínimo 5h por dia, como se vc fosse um vagabundo que tem tempo pra ficar lendo o dia todo e não trabalhasse.


Ps: Antes de criar este tópico vi o tópico do COBRA dando dicas fodásticas ainda sobre estudos e convivência social na faculdade, e concordei com tudo, até as dicas dos 50min e punheta ahauahua. Coincidentemente os 50min é o tempo que já to aplicando e é o recomendado, então somem essas dicas dos 2 tópicos e vamos crescer!!!

1 comentários: