CARACTERÍSTICA DETERMINANTE DO HOMEM HONRADO

Por Rick Aba

Todo e qualquer homem é dotado de várias características racionaliadade, coragem, força, entre outras mais, no entanto, os homens honrados possuem uma característica determinante que faz toda diferença, que o faz evoluir sempre, é a RESILIÊNCIA. Termo muito usado na física, mas não é sobre física que quero falar. A psicologia pegou esse termo da física, a fim de definir uma pessoa que consegue lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, sem que esta surte psicologicamente.

A resiliência divide-se em mais fatores, os quais são:

1. Administração das Emoções
Refere-se em relação ao fator Administração das Emoções à habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. Ressalta que pessoas resilientes quanto a esse fator são capazes de utilizar as pistas que lêem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a auto regulação.

2. Controle dos Impulsos
Um segundo fator é o Controle de Impulsos, que se refere à capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema muscular (nervos e músculos). É a aprendizagem de não se levar impulsivamente para a experiência de uma emoção.

3. Otimismo
Um terceiro fator é Otimismo. Nesse fator ocorre na resiliência a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos.

4. Análise do Ambiente
Um outro fator é a Análise do Ambiente. Trata-se da capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presente no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a se colocar em um lugar mais seguro, ao invés de se posicionar em situação de risco.

5. Empatia
A Empatia é o quinto fator que constitui a Resiliência, significando a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos).

6. Auto Eficácia
Auto Eficácia, é o sexto fator que se refere à convicção de ser eficaz nas ações proposta.

7. Alcance de Pessoas
O sétimo e último fator constituinte da Resiliência é Alcançar Pessoas. É a capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas para viabilizar soluções para intepéries da vida, sem receios e medo do fracasso.

No decorrer de nossa vida, usamos a resiliência para sempre evoluir, seguindo os fatores.

Um exemplo, é o lutador Minotauro, para quem viu a luta dele contra Bob Sapp, sabe do que eu estou falando. Bob Sapp, nos rounds que se seguiram até o final parecia que o Minotauro iria perder, no entanto ele conseguiu superar seu limite, vejam o video, que entenderão o que eu estou falando.

1 comentários:

  1. muito bomo artigo.
    estou sempre acompanhando.
    Obrigado!

    ResponderExcluir